Eventos 3 de outubro de 2019 - OPTY

Opty e Sadalla realizam HACKVISION e selecionam projetos para desenvolver soluções inovadoras no segmento de saúde

Há projetos para a inclusão de pessoas com deficiência visual no mercado de trabalho e também soluções para triagem em farmácias e empoderamento de pessoas por meio de informações seguras via chatbot

O Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, o Grupo Opty e a Magrathea Labs realizaram, entre os dias 26 e 28 de setembro, em Joinville (SC), o HACKVISION, evento de inovação em saúde e oftalmologia idealizado pelo Dr. Renan Ferreira Oliveira, presidente do Comitê de Inovação do Grupo Opty. Foram mais de 100 inscritos, 30 palestrantes nacionais e internacionais nas atividades do simpósio e nove equipes concorrendo com seus projetos no Hackaton.

A abertura ocorreu no auditório do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, que recepcionou autoridades locais de setores públicos, médicos e representantes das principais instituições de ensino da região. No Ágora Tech Park, o Simpósio de Inovação em Saúde abordou as transformações no mercado de Saúde, com apresentações de nomes de destaque no setor, como Amaury Guerrero (CEO do Grupo Opty), Pedro Bueno (presidente do Dasa), Juan Cevasco (diretor médico do Grupo Alliar), Felipe Almeida (médico consultor de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein), Thiago Júlio (gerente de Inovação Aberta do Dasa), Paulo Schor (oftalmologista e professor pesquisador da UNIFESP-EPM), além de palestrantes internacionais. A abertura da programação foi realizada por um paciente do Sadalla, Odair Pavesi, psicólogo deficiente visual, sensibilizando o público sobre os cuidados e a importância da visão.

Paralelamente, foi realizado o Hackathon, uma maratona de dois dias para desenvolvimento de projetos de inovação com foco na promoção da saúde ocular e prevenção à cegueira. Entre as nove equipes participantes, foram selecionados três projetos, nas áreas de Acesso, Empatia e Empoderamento. Esses alunos, três por time, foram premiados com um estágio remunerado multicompany em empresas referências no setor.

Os projetos – Foram três os times vencedores e que colocarão em prática seus planos. A equipe Argos expôs um projeto que busca facilitar o acesso à atenção primária da saúde, levando até as farmácias um dispositivo para triagem visual que as pessoas possam utilizar sozinhas, a exemplo do que já se faz com medições de pressão, glicose e gravidez.

Já a equipe Scope apresentou um projeto para empoderar as pessoas por meio de um chatbot que leva informações sobre saúde de modo seguro, confiável e de fácil entendimento através de conversas contextualizadas.

A equipe Clareza, por sua vez, sugeriu um projeto de software de inclusão que promove a empatia no ambiente de trabalho, contribuindo para que as empresas sejam verdadeiramente inclusivas com as pessoas com deficiências visuais.

O HACKVISION ainda teve a Feira de Expositores, que apresentou novas tecnologias, produtos e ações de inovação de empresas apoiadoras. O HACKVISION contou com o patrocínio de Alcon, Essilor, Bayer, Ness, Livo, Pixeon, Allergan e BE3Healthtech.

Sobre o Sadalla

Desde 1942, o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, situado em Joinville (SC), faz o melhor para a saúde ocular dos brasileiros. Seu compromisso é oferecer o que há de mais moderno nas técnicas para o tratamento e cuidados com os olhos. Atualmente, em uma estrutura com 10 mil m² distribuídos em quatro andares, 47 consultórios, seis salas cirúrgicas, dois centros de exames e diagnóstico e dois consultórios de Pronto Atendimento, são realizadas em torno de 10 mil consultas e 1.300 cirurgias ao mês. Considerado centro de referência na oftalmologia brasileira, o Hospital está sempre investindo em tecnologia, na qualificação de sua equipe médica e na excelência do atendimento, que são corroboradas pela Certificação da ONA Nível 3. Para continuar crescendo, o Sadalla se uniu, em 2017, ao maior conglomerado de oftalmologia da América Latina, o Grupo Opty. Para mais informações, visite www.sadalla.com.br.

O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina.

Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 14 empresas oftalmológicas, 1500 colaboradores e mais de 450 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), a Oftalmoclin (BA), o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), o Hospital de Olhos INOB (DF), o Hospital de Olhos do Gama (DF), o Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), o Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), a Clínica Visão (SC), o HCLOE (SP) e a Visclin Oftalmologia (SP) fazem parte dos associados, resultando em 30 unidades de atendimento. Visite www.opty.com.br.

Roberta Spiandorim: robertaspiandorim@conteudoalacarte.com.br || (11) 9 9347-2330