Imagem noticias

Press-Release

Fique por dentro de tudo o que acontece no Grupo Opty:

Saúde Ocular 18 de setembro de 2019 - Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem

Como a alimentação influencia a saúde dos olhos?

Joinville, setembro de 2019 – Recentemente, a curiosa história1 de um jovem britânico de 17 anos que perdeu a visão por causa de alimentação diária à base de batatas fritas, pão branco e, de vez em quando, fatias de presunto, chamou a atenção para a importância da nutrição equilibrada também para ter olhos saudáveis. Os exames clínicos mostraram que o adolescente apresentava déficit sério de vitaminas e dano no nervo óptico provocado pela ausência de nutrientes. Embora mantivesse peso normal, estava gravemente desnutrido devido à dieta restrita, com ausência de importantes componentes das frutas, legumes e verduras.

A nutrição correta é essencial durante toda a vida. “Muito do que se ingere ou se deixa de ingerir pode causar deficiências no presente e no futuro”, afirma o oftalmologista Dr. Mário Junqueira Nóbrega, especialista do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, empresa do Grupo Opty. “É por isso que os pais ou responsáveis exercem importante papel nesse sentido, na educação de seus filhos também quanto à alimentação saudável desde a infância”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, define-se saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de afecções ou enfermidades. A alimentação adequada é parte fundamental desse panorama, pois tem o objetivo de promover a melhor condição de saúde e prevenir a ocorrência de doenças, sejam carenciais, como o escorbuto (deficiência de vitamina C), sejam crônicas, como as cardiovasculares e até o câncer. Os nutrientes também são essenciais para os olhos, pois fornecem energia e permitem o metabolismo (reações químicas nos tecidos), necessários para a visão adequada.

Alimentando os olhos – Além da dieta equilibrada com carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais e água, os principais nutrientes necessários para os olhos são as vitaminas A, C, E, luteína, zeaxantina, zinco e ácidos graxos ômega-3. Eles estão presentes em carnes, peixes de água fria, ovos, leite, frutas cítricas, óleos vegetais, castanhas, grãos integrais e verduras com folhas verdes escuras.

A cenoura, frequentemente apresentada como benéfica para os olhos, é rica em betacaroteno, pigmento natural que existe também na couve, espinafre, abóbora e batata-doce. “No organismo, o betacaroteno transforma-se em vitamina A, que é útil para a retina (membrana interna no olho) captar a luz e gerar o estímulo visual”, explica o oftalmologista.

As principais doenças oculares que podem ser retardadas pela nutrição balanceada são a catarata e a degeneração macular (parte central da retina, responsável pela visão de detalhes e cores) relacionada à idade.  “Em geral, essas doenças ocorrem em pessoas de faixa etária mais avançada e causam diminuição gradual da visão. Para se determinar sua presença, é fundamental o exame oftalmológico completo, com dilatação de pupilas”, afirma o Dr. Nóbrega, que também alerta que a prevenção ainda é a melhor forma de cuidar da saúde dos olhos.

  1. https://www.bbc.com/portuguese/geral-49562272

Sobre o Opty

O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina.

Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 14 empresas oftalmológicas, 1500 colaboradores e mais de 450 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), a Oftalmoclin (BA), o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), o Hospital de Olhos INOB (DF), o Hospital de Olhos do Gama (DF), o Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), o Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), a Clínica Visão (SC), o HCLOE (SP) e a Visclin Oftalmologia (SP) fazem parte dos associados, resultando em 30 unidades de atendimento. Visite www.opty.com.br.

 

Grupo Opty – Informações à imprensa

Conteúdo à la carte

Fabiane Giusti: fabianegiusti@conteudoalacarte.com.br || (11) 9 9747-6710

Roberta Spiandorim: robertaspiandorim@conteudoalacarte.com.br || (11) 9 9347-2330