Imagem noticias

Press-Release

Fique por dentro de tudo o que acontece no Grupo Opty:

Saúde Ocular 3 de fevereiro de 2020 - Instituto de Olhos Villas

Abrir os olhos debaixo d’água pode colocá-los em risco, sobretudo, para quem usa lentes de contato

As praias e os clubes costumam ficar cheios durante o verão. Famílias inteiras aproveitam a estação mais quente do ano para curtir o sol, o mar e as piscinas. Mas é importante estar atento à qualidade da água e à exposição solar, sem a devida proteção, para que os momentos de alegria não se transformem em dias de preocupação. De acordo com o oftalmologista Dr. Ricardo Chagas, do Instituto de Olhos Freitas, empresa do Grupo Opty, olho vermelho, irritado e com sensação de ter areia são sinais de que algo pode estar errado com a saúde ocular.

O especialista pondera que, de forma geral, não há riscos graves na exposição dos olhos abertos, em piscinas e mar, desde que a água esteja limpa. Mas como na prática não há como ter essa segurança, ele recomenda o uso de óculos de proteção durante o mergulho e que as pessoas evitem, ao máximo, nadar com os olhos abertos. “A água do mar e da piscina pode conter inúmeras bactérias, microrganismos e agentes químicos, que acabam por provocar irritação e inflamação nos olhos”, explica.

No caso das piscinas, a atenção deve ser redobrada. De acordo com a oftalmologista Dra. Ilara Guerra, do Instituto de Olhos Villas, também integrante do Grupo Opty, na dúvida, a prevenção é sempre o principal remédio. “Ainda que a água da piscina seja tratada, não há como ter garantias sobre a eliminação total dos microrganismos, nem sobre o grau de toxicidade dos produtos de limpeza da piscina, pois a depender da concentração, eles podem causar graves queimaduras de córnea. Além disso, mesmo não havendo bactérias presentes, nunca pode ser descartada a ocorrência de alergias oculares”, pontua a especialista.

Ela também explica o motivo pelo qual o mergulho, com os olhos abertos, pode diminuir a proteção dos olhos contra organismos externos. “Essa exposição dos olhos à água provoca a remoção do filme lacrimal, que é uma camada fina de lágrima responsável pela proteção da córnea. Sem isso, os olhos ficam extremamente vulneráveis”, afirma. Ao surgirem sintomas, é necessário buscar auxílio médico que, a depender do caso, poderá prescrever colírios lubrificantes que ajudam a eliminar esses resíduos e diminuir os riscos de complicações.

 

Atenção usuários de lentes
Os usuários de lentes de contato precisam ter ainda mais cautela na hora de curtir a praia e a piscina. A oftalmologista Dra. Ilara Guerra afirma que, em alguns casos, pode haver presença de espécies de ameba na água, que podem ser facilmente absorvidas pela lente e, também, pela córnea – podendo resultar em úlcera e perda da visão, em casos mais graves.

 

Sobre o Opty
O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e
oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina.
Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 20 empresas oftalmológicas, 1700 colaboradores e mais de 560 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), a Oftalmoclin (BA), o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), o Hospital de Olhos INOB (DF), o Hospital de Olhos do Gama (DF), o Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), o Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), a Clínica Visão (SC), o HCLOE (SP), a Visclin Oftalmologia (SP), o Eye Center (RJ), Clínica de Olhos Downtown (RJ) e COSC (RJ), Lúmmen Oftalmologia (RJ), Hospital de Olhos do Meier (RJ) e Hospital Oftalmológico da Barra (RJ) fazem parte dos associados, resultando em 40 unidades de atendimento. Visite www.opty.com.br.

 

Sobre o Instituto de Olhos Freitas
Fundado em 1991, o Instituto de Olhos Freitas realiza investimentos contínuos em infraestrutura, treinamento e tecnologia de ponta, para garantir conforto, serviços humanizados e atendimento personalizado aos seus pacientes. Possui unidade em Salvador com corpo clínico composto por mais de 40 médicos oftalmologistas que atuam nas diversas subespecialidades, incluindo córnea, catarata, cirurgia refrativa, glaucoma, cirurgias palpebrais e de retina, e três médicos anestesiologistas, responsáveis pelo pré- anestésico e acompanhamentos cirúrgicos de mais de 100 colaboradores em processo de qualificação e treinamento continuados. Para seguir crescendo, desde 2016, o IOF se uniu ao maior conglomerado de oftalmologia da América Latina, o Grupo Opty. Para mais informações, visite www.olhosfreitas.com.br.

 

Sobre o Instituto de Olhos Villas
Fundado em 2008, o Instituto de Olhos Villas realiza investimentos contínuos em
infraestrutura, treinamento e tecnologia de ponta, para garantir conforto, serviços
humanizados e atendimento personalizado aos seus pacientes. Possui uma unidade em
Lauro de Freitas (BA), com corpo clínico composto por 8 profissionais médicos
altamente qualificados, atendendo a especialidades como oftalmologia geral, catarata,
glaucoma, retina e vítreo. Para seguir crescendo, desde 2017, o IOV se uniu ao maior
conglomerado de oftalmologia da América Latina, o Grupo Opty. Para mais
informações, visite www.olhosvillas.com.br.

 

Assessoria de Imprensa / DayHORC / Bahia
Lume Comunicação Integrada /www.lumecomunicacao.com.br
Informações: Catharine Matos – (74) 99139-6043
Coordenação Executiva: Sílvio César Tudela – (71) 99122-9222
Direção Executiva: Cristina Barude – (71) 99973-9171

 

Grupo Opty – Informações à imprensa
Conteúdo à la carte
Fabiane Giusti: fabianegiusti@conteudoalacarte.com.br || (11) 9 9747-6710
Camila Teich: camilateich@conteudoalacarte.com.br || (11) 9 9555-9110