Imagem noticias

Artigos

Saiba mais sobre o setor da saúde e de oftalmologia.

2 de abril de 2019
Por Amaury Guerrero, CEO do Grupo Opty

Três pontos essenciais para uma gestão na área da saúde mais eficaz

Três pontos essenciais para uma gestão na área da saúde mais eficaz

Quantas mudanças um setor pode passar em três décadas? Na oftalmologia, foram muitas transformações. E digo isso porque as vivenciei. Comecei na área em 1987, como representante de vendas. Naquela época, com a minha maleta em mãos, eu chegava a visitar até 500 médicos todos os meses. Muitos deles eram residentes e hoje são professores, donos de clínicas, pessoas influentes. Seguimos juntos, lado a lado, vendo todas as evoluções, tanto nos consultórios, nos hospitais e nos centros cirúrgicos, quanto na gestão administrativa.   

Os avanços das tecnologias digitais, a consolidação de processos de aquisição, fusão e associação de empresas, a solidificação das operadoras de saúde, a entrada de capital estrangeiro na área e a verticalização de hospitais têm exigido profunda reflexão dos gestores sobre os caminhos a serem adotados na busca pela perpetuidade de seu negócio. Ao longo da minha trajetória na área, que incluiu a oportunidade de atuação em mercados da América Latina e Estados Unidos, passei por experiências positivas e desafios que me permitiram eleger três pontos para uma gestão no setor de oftalmologia mais eficaz e que gostaria de compartilhar com vocês. São elas:

– Equipe de alta performance 

Lidar com a complexa realidade de hoje exige de empresas de todos os portes investimentos constantes na profissionalização da gestão e o suporte de uma equipe com expertise elevada. Pessoas são a base de qualquer negócio – quanto mais treinadas e engajadas estiverem, mais felizes irão trabalhar e melhores desempenhos irão ter. Isso depende de um líder inspirador que cria um ambiente propício para o engajamento do time com foco na execução.

– Conheça bem o seu negócio

Para uma gestão mais eficaz, é fundamental ter um entendimento profundo das particularidades da oftalmologia. Hoje, a informação está a alcance de um clique. É possível saber com agilidade como funciona o modelo de remuneração na Europa, o sistema de saúde na Ásia e acompanhar de perto a evolução do mercado no Brasil. Porém, se eu tivesse que dar um conselho para quem atua na área, ele seria: não minimize o face-to-face, seja com os médicos, os pacientes, os parceiros, os gestores ou colegas. Os grandes insights, na minha opinião, vêm dessas conversas.

Paralelamente, é necessário conhecer as novas tecnologias e as inovações no setor, seja sabendo o que há de mais recente em equipamentos e técnicas de tratamento, seja acompanhando as tendências em inteligência artificial, realidades imersivas e robótica.    

– Fique atento às transformações

O mercado de saúde vive uma transformação e a consolidação de empresas para a formação de grandes grupos é uma realidade. A tendência chegou à oftalmologia, e o resultado do movimento envolve melhor acesso às novas tecnologias; maior poder de negociação e ganhos em eficiência. Recomendo a leitura de um artigo da Harvard Business Review (https://hbr.org/2016/12/health-care-needs-real-competition), que fala sobre o processo de transformação no setor de saúde dos Estados Unidos e seu impacto na questão da concorrência. Essas e outras mudanças chegam em uma velocidade avassaladora e trazem desafios novos que mostram que o sucesso no passado não está garantido no futuro. E você, está preparado?

Amaury Guerrero é CEO do Grupo Opty, maior grupo de oftalmologia da América Latina, pertencente ao Fundo de Investimentos Pátria, e um profundo conhecedor da área de oftalmologia.